Jornal da Região
USCS abre suas portas para futuros vestibulandos


Interessados em ingressar no ensino superior podem reservar o dia 20/10, a partir das 11h, para o USCS Day, evento no qual a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) abre suas portas para apresentar seus cursos e infraestrutura, com diversas atividades e serviços para aqueles que buscam escolher sua profissão ou conhecer melhor a área que pretendem seguir. A entrada e as atividades são gratuitas e abertas à comunidade. Interessados já podem realizar sua inscrição em: http://www.uscs.edu.br/hotsite/uscsday. 

No evento, o público terá a oportunidade de conhecer melhor a Universidade e as características dos mais de 40 cursos de graduação oferecidos, conversando com gestores e professores, participando de palestras, oficinas e outras atividades relacionadas à vida acadêmica e profissões. Além disso, será realizado um Hackaton, maratona na qual grupos competem entre si, buscando encontrar soluções criativas para um desafio específico.
O espaço contará ainda com serviços à comunidade, arena geek, festival Cosplay, atividades culturais, oficinas (grafitti, street art, youtuber, maracatu, circo etc), oficinas sobre carreiras e profissões e espaço gourmet (feira gourmet e vegana). No dia, a Plug Rádio USCS, rádio universitária da instituição, realizará a cobertura e transmissão de todo o evento.
O USCS Day acontece no Campus Barcelona (Av. Goiás, 3400, Barcelona, SCS), das 11h às 17h.
Mais informações e inscrições em www.uscs.edu.br/uscsday.

USCS Day
Quando: 20 de outubro de 2018, das 11h às 17h.
Onde: Campus Barcelona da USCS.
Av. Goiás, 3400, B. Barcelona, SCS-SP.
Grátis. Aberto à comunidade.

Feira de Troca de Brinquedos acontece no Parque Central

A 2ª Feira de Troca de Brinquedos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) já está chegando. No próximo dia 12 de outubro, Dia das Crianças, leve ao Parque Central seus filhos, netos, sobrinhos, amigos e vizinhos para se divertirem com a troca de brinquedos. Para participar, basta levar quantos brinquedos desejarem, desde que estejam em bom estado. A atividade é gratuita.

A ideia da Feira de Troca de Brinquedos surgiu como uma forma engajada e divertida de contribuir para o debate sobre o consumismo. A primeira edição, outubro do ano passado, atraiu mais de 350 crianças.

“Minha filha amou. Vamos novamente este ano. Achei ótima a socialização e o senso de negociação que a Feira promoveu entre as crianças”, afirmou Lilian Weber, que ano passado levou a filha Sophia, com 6 anos na época. Lilian destacou que a filha ficou muito a vontade para negociar a troca dos seus brinquedos com outras crianças. “Ela tem brinquedos até hoje e brinca todos os dias”, disse.

O servidor público Silvio Massura também levou a filha Ana Beatriz, de 6 anos na época, à primeira edição da Feira. “Foi um aprendizado para ela, que saiu de lá muito feliz por ter trocado o que levou por um macaquinho. Até hoje, quando vamos ao Parque Central, ela lembra daquele dia”, contou.
Segundo João Aparecido Mendes, gerente diretor de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa, a Feira também promove a socialização entre as crianças e familiares. “E não é só isso. Promove o desapego, a conquista, a negociação e o resgate de antigos valores, perdidos por uma sociedade cada vez mais individualista", afirmou.

A mesma opinião tem o prefeito Paulo Serra. “Essa é uma maneira de conscientizar as futuras gerações sobre a importância do consumo sustentável e da solidariedade. Trocar e interagir com as outras crianças é uma ótima experiência para as crianças”, disse.
A Feira de Troca de Brinquedos começa às 10h e vai até às 16h, no Parque Central. A participação de crianças é livre. Há monitores do Semasa preparados para orientar os participantes de como proceder nas trocas, que devem ser livres entre os pequenos, considerando que, para a criança, o valor do brinquedo não é medido pelo preço de compra de um novo.


SERVIÇO
2ª Feira de Troca de Brinquedos
Quando: Dia 12/10
Horário: das 10h às 16h
Onde: Parque Central de Santo André (R. José Bonifácio – Vila Assunção)
Gratuito

Via Rápida Empresa é tema de palestra na ACISA

A ACISA - Associação Comercial e Industrial de Santo André realizará na quinta-feira (18 de outubro) às 16 horas, a palestra gratuita Impactos e consequências no preenchimento incorreto no VRE, conduzida pelos consultores da Junta Comercial Deoclécio Stolfi, Leila Marques e Marcelo Bravo.
As inscrições devem ser realizadas no portal www.acisa.com.br até à véspera do evento e a ACISA está localizada na Avenida XV de Novembro, 442 - Centro - Santo André, com estacionamento no local.
A palestra é apenas uma das ações realizadas pela Junta Comercial, localizada dentro das instalações da ACISA. No local, o empreendedor que planeja abrir uma empresa ou precisa de registros mercantis (constituições, alterações e distratos) de empresas do Estado de São Paulo, emissão de fichas cadastrais, pesquisa de nome empresarial ou fotocópias de documentos já registrados na Jucesp, encontra um grande apoio e agilidade em todos os serviços.
Considerada uma das associações mais antigas e tradicionais do estado, a ACISA possui hoje cerca de 4 mil associados e completou em fevereiro 80 anos de fundação. A atual diretoria, que trabalha de forma voluntária e sem remuneração, tem buscado constantemente oferecer os mais variados serviços para atender às necessidades da classe empresarial.
 
Senai-SP inscreve para o Programa Trainee 4.0

Recém-formados das áreas de Mecatrônica, Mecânica, Automação Industrial e Tecnologia da Informação podem se inscrever até o dia 19 de outubro para o Programa Trainee 4.0, que terá início das atividades em janeiro de 2019 e preparará os aprovados para se tornarem consultores tecnológicos do Senai-SP.
Os trainees receberão remuneração e benefícios compatíveis com o mercado, além da oportunidade de atuar em diversas empresas em todo o estado de São Paulo. Entre os requisitos estão a disponibilidade para viagens frequentes, conhecimentos avançados na língua inglesa e ser formado entre dezembro de 2015 e dezembro de 2017.
Ao longo de todo o programa, com duração de 12 meses, os aprovados serão treinados para trabalhar com as novas tecnologias e aplica-las na modernização de plantas industriais, com acompanhamento de mentores do Senai-SP. Entre as novas tecnologias que fazem parte do programa estão: IoT, Big Data, Computação em nuvem, realidade virtual e Inteligência Artificial, entre outros.

A Indústria 4.0 – Economistas do Fórum Econômico Mundial denominaram como a Quarta Revolução Industrial as transformações no processo produtivo causadas pelas novas tecnologias. O novo conceito vai revolucionar até mesmo a maneira como pensamos no trabalho. Das novas funções, pelo menos 30 novas profissões devem surgir nos próximos 10 anos, e todas serão baseadas na tecnologia, principalmente a Inteligência Artificial.
Pensando em impulsionar a transformação da indústria paulista, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo está à procura de embaixadores da revolução digital. Por meio do programa Trainee 4.0 será possível treinar e capacitar jovens recém-formados para impulsionar a competitividade e o rendimento das empresas do estado.
O tema é de extrema importância, mas levantamento da CNI mostra que apenas 1,6% das indústrias brasileiras se consideram inseridas nesse contexto de transformação e 80% das empresas do 1º setor utiliza a tecnologia apenas pontualmente, para integrar parcialmente seus departamentos. Com o Programa o Senai-SP espera poder inserir mais e mais empresas industriais nessa nos realidade. As inscrições dos candidatos devem ser realizadas no site: traineesenai.com.br.




Pró-Memória apresenta exposição virtual celebrando os 65 anos da GCM

Criada pelo governo Anacleto Campanella por meio da lei municipal nº358, de 17 de setembro de 1953, a Guarda Civil Municipal de São Caetano do Sul completa 65 anos de existência.

Para celebrar a data, a Fundação Pró-Memória promove exposição virtual (www.fpm.org.br), que traz imagens dos três grupamentos da Divisão Operacional da GCM que também estão celebrando anos de atividade em 2018. A ROTAM (Rondas Táticas com Apoio de Motocicletas) e a ROMU (Rondas Municipais) comemoram 10 anos de existência, e o Canil festeja 15 anos.
Em seu início, a GCM foi chamada de Polícia Municipal. Esta nomenclatura durou até a promulgação da Constituição de 1988 quando foi autorizado aos municípios a criação de guardas, passando então a se chamar Guarda Municipal. Seu nome atual data de 29 de abril de 2000, por meio da lei municipal nº 3875.
 Recentemente a corporação recebeu reforços e novidades. Em agosto, foi inaugurada a nova sede da inspetoria da ROTAM. O novo local fica na Praça São Caetano di Thiene, na Avenida Goiás, 950, no Bairro Santa Paula. Já em setembro, a Prefeitura Municipal de São Caetano renovou a frota com 43 novos veículos.
Poupatempo São Bernardo arrecada lenços durante a campanha Outubro Rosa

Para comemorar o mês de conscientização a respeitos do câncer de mama e colo do útero, o Outubro Rosa, o Poupatempo São Bernardo do Campo realiza até o dia 31 de outubro uma campanha de arrecadação de lenços, que serão doados a pacientes que passam por tratamento de quimioterapia.

Este é o segundo ano consecutivo que o Posto do Governo do Estado realiza a ação em São Bernardo do Campo. Em 2017, foram doados 53 lenços a mulheres com câncer assistidas pela ONG Recomeçar é Possível.
Até o dia 29 deste mês, voluntárias da Recomeçar é Viver estarão no Poupatempo, das 9h às 17h, para alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Com o auxílio de próteses mamárias, elas ajudarão os usuários do posto a identificarem os diferentes tipos de nódulos que podem aparecer na região.
A arrecadação de lenços é a terceira iniciativa social realizada pelo Poupatempo São Bernardo do Campo este ano. Durante a Campanha do Agasalho, a unidade arrecadou mais de 18 mil peças, que foram doadas a entidades assistenciais da região. Já a Fio Generoso arrecadou 92 mechas de cabelo, também destinadas a pacientes em tratamento contra o câncer.

Serviço
O Poupatempo São Bernardo do Campo fica na Rua Nicolau Filizola, 100 - Centro – e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e sábado, das 7h às 13h.
Como agendar
Para marcar gratuitamente dia e horário para ser atendido no Poupatempo, o cidadão pode buscar um dos seguintes canais de atendimento:
Portal na internet: www.poupatempo.sp.gov.br;
Poupinha, o assistente virtual do Poupatempo: o Poupinha está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela).
Aplicativo no celular: SP Serviços;
Além do agendamento, os canais também oferecem informações sobre todos os serviços oferecidos, prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, endereços e horários de funcionamento dos postos.
O Programa Poupatempo foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos e eliminar intermediários que cobravam por serviços de despachantes para facilitar a emissão de documentos. Em 2018, o Poupatempo foi eleito pelo quarto ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha.
Colégio Singular realiza simulado na USCS

Com a finalidade de preparar os estudantes para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, o Colégio Singular e o Singular Anglo Vestibulares promoverão no dia 30 de setembro (domingo) às 13 horas, o Simulado Externo, que será aplicado na USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul – Campus Barcelona.

As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas gratuitamente por meio do portal www.singular.com.br até o dia 25 de setembro (terça-feira). O simulado é aberto para a comunidade, podendo participar alunos da rede pública e particular da 3ª série do Ensino Médio, de cursos pré-vestibulares e treineiros. No ato da inscrição, os candidatos poderão optar pelo simulado do Enem Compacto ou Medicinas Vunesp.
Simultaneamente à realização do exame, a equipe de coordenadores do Singular promoverá uma reunião com os pais dos candidatos, na qual serão abordados diversos assuntos ligados à maratona de vestibulares, datas de inscrição e como cada família pode ajudar os filhos nesse importante momento.
Musical sobre Juscelino Kubitschek chega a São Caetano com ingresso popular
Na próxima sexta-feira (14/09), às 21h, o musical “JK: Um Reencontro com o Brasil” estará em São Caetano do Sul com ingressos a R$ 2 mais 1kg de alimento não perecível. O espetáculo será encenado no Teatro Paulo Machado de Carvalho (Alameda Conde de Porto Alegre, 840, Bairro Santa Maria). Os ingressos estarão disponíveis no local, a partir das 19h.
A história do Brasil do século XX é contada por meio da vida do ex-presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961), do nascimento do político a momentos como a construção de Brasília, o plano de retornar ao poder em 1965 e o reflexo de sua trajetória pessoal e profissional nos dias de hoje, propondo reflexões sobre a política nacional atual.
AUDIOVISUAL
Criada e dirigida pela Fundação Brasil Meu Amor, o espetáculo une harmoniosamente o vocal de Glaucia Nasser ao teatro e às artes visuais. Além do vasto repertório musical, um telão ocupando todo o palco acompanha o musical. Enquanto a intérprete canta e narra a história de JK, imagens do Brasil vão sendo reproduzidas contextualizando a narrativa.
O musical tem a realização do diretor artístico e técnico Júlio Cesarini e do Maestro Paulinho Dáfilin. Além de Gláucia Nasser, oito músicos de diversas regiões do Brasil participam do espetáculo: Fernando Nunes (baixo), Pedro Cunha (teclados e acordeon), Chrys Galante e Leandrinho Vieira (percussão), Thiago Gomes (bateria), Guiza Ribeiro (guitarra e violões) e Jonas Moncaio (violoncelo).
A Fundação Brasil Meu Amor é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivo resgatar a história do Brasil. O evento é de total responsabilidade da produtora.
Fundação Pró-Memória abre inscrições para mostra coletiva de artistas

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, por meio da Pinacoteca Municipal, está com inscrições abertas para a 6ª Vitrine de Arte – Mostra Coletiva de Artistas de São Caetano do Sul, projeto que tem como objetivo o conhecimento e a divulgação da produção artística local, além de revelar novos talentos e provocar discussões em torno dessa produção.

Pagina 1 de 114