Jornal da Região
São Bernardo terá Batalhão Especial da Polícia Militar
O governador João Doria assinou decreto que oficializa a instalação do Batalhão Especial da Polícia Militar (Baep), em São Bernardo. O ato ocorreu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do prefeito Orlando Morando, da deputada estadual eleita, Carla Morando, dos secretários Humberto Rodrigues (Coordenação Governamental) e coronel Carlos Alberto dos Santos (Segurança Urbana), além do presidente da Câmara Municipal de São Bernardo, o vereador Ramon Ramos. Também participou da solenidade o vice-governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia, o secretário de Segurança, General Campos, o coronel Salles, comandante geral da PM, e Rui Ferraz, delegado geral da Polícia Civil. A implantação do Baep de São Bernardo deverá ocorrer em 12 de abril, data em que o governador João Doria completará 100 dias de governo. O equipamento tem caráter regional e atenderá as demais cidades do ABC. “Levaremos uma força especial padrão Rota, com atendimento regionalizado de forma integrada. Isso, sem dúvida, melhorará a sensação de segurança do cidadão”, afirmou o governador. Além de São Bernardo, o governador autorizou a instalação em mais três cidades: Presidente Prudente, São José do Rio Preto e no centro da Capital. O prefeito Orlando Morando enfatizou a importância do novo Baep na região, destacando a política de tolerância zero com o crime instituída pelo governador João Doria. “O Baep será implantado em São Bernardo, mas é um equipamento regional, que irá atender a todo o ABC. Trata-se de um importante avanço institucional, pois este efetivo atenderá demandas de alto risco em toda a região. Agradeço, mais uma vez, o respeito que o governador tem demonstrado à nossa cidade, autorizando mais um equipamento que levará mais segurança às pessoas”, afirmou o chefe do Executivo. Os Baeps foram criados para combater o crime de maneira mais ostensiva no Estado. Nas unidades especializadas, as equipes…
Em São Bernardo, Parque Ecológico Imigrantes é inaugurado
No ano em que é celebrado os 110 anos da imigração japonesa, a cidade de São Bernardo recebeu um presente da Fundação Kunito Miyasaka: o Parque Ecológico Imigrantes. Localizado no coração da Mata Atlântica, no Km 34,5 da Rodovia Imigrantes, o espaço permitirá a contemplação da natureza, acessibilidade, ecoturismo, educação ambiental, inclusão social, pesquisa e sustentabilidade. A solenidade de inauguração ocorreu dia 29/11 e contou com o prefeito Orlando Morando, que foi recebido por Roberto Yoshiriro Nishio, presidente da Fundação Kunito Miyasaka. O ato teve as presenças de Yasushi Noguchi, cônsul geral do Japão, de Airton Grazioli, promotor público e curador de Fundações de São Paulo, dos secretários Dr. José Carlos Gobbis Pagliuca (Meio Ambiente e Proteção Animal) e Hiroyuki Minami (Desenvolvimento Econômico), além do Dr. Ivar de Souza, subprefeito do Riacho Grande. A abertura do parque para o público ocorrerá em 10 de dezembro, com visitas gratuitas e monitoradas, previamente agendadas pelo site www.parqueecologicoimigrantes.org.br. “Como prefeito de São Bernardo só tenho o que agradecer por esse presente. Ainda estou encantado com a ousadia e o pioneirismo empreendido neste espaço. Este é um grande legado que a Fundação Kunito Miyasaka está deixando não só para nossa cidade, mas para todos. Por essa razão, nossa gestão está fazendo um grande esforço para inibir o crescimento desordenado, freando as ocupações irregulares, com um objetivo único de cuidar na nossa Mata Atlântica e da represa Billings”, destacou o chefe do Executivo. O presidente da Fundação Kunito Miyasaka destacou a importância do espaço. “Este parque é uma obra de quase dez anos de trabalho. Como presidente do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, esta é minha forma de retribuir a recepção que a comunidade japonesa teve quando nossos pais chegaram aqui. Nosso sentimento é de gratidão por podermos oferecer este parque para o…
Prefeitura reforça cuidado com a Dengue e entrega novos carros para fiscalização
Duas novas caminhonetes foram apresentadas pelo prefeito Orlando Morando; veículos serão utilizados pelo Centro de Controle de Zoonoses para fiscalização, monitoramento e controle de arboviroses Em planejamento reforçado pela “Semana Nacional de Combate ao Aedes”, a Prefeitura de São Bernardo realizou dia 28, a entrega de dois novos carros para o programa “São Bernardo Contra a Dengue”. Os veículos (picape, modelo S10) serão utilizados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para fiscalização, monitoramento e controle das arboviroses. O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, apresentou os novos modelos, acompanhado pelo secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, do Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, Dr. Wagner Kuroiwa. “Precisamos conscientizar ainda mais à população sobre a Dengue, Zika e a Chikungya. Com a chegada do verão e das altas temperaturas, a incidência da doença tende aumentar e nós não podemos permitir que isso aconteça. Com esses dois novos carros, iremos reforçar ainda mais a fiscalização e manter o mosquito longe de nossa cidade”, explicou Morando. Identificados, os carros foram encaminhados ao município pelo Ministério da Saúde, por meio de verba do programa de Combate das Arboviroses. Todos os veículos são 0km e modernos, avaliados, em média, R$ 120 mil cada um. Conscientização e combate – Com o objetivo de conscientizar à população, São Bernardo antecipou a “Semana Nacional de Combate ao Aedes” e ampliou o período de orientações para duas semanas. Durante os primeiros sete dias, de segunda à sexta-feira (19 a 23/11), 19 mil imóveis foram vistoriados, porta a porta, por meio dos Agentes de Controle de Endemias, em várias regiões da cidade. Trabalho – Uma destas vistorias foi realizada na casa da diarista, Marina Lourenço dos Santos, de 60 anos. “Essas visitas da Prefeitura são de extrema importância para a saúde da nossa cidade. Aqui em casa, tenho quatro…
São Bernardo recebe segunda loja do Sonda Supermercados
A rede de supermercados Sonda inaugurou na quarta-feira, (31/10), no bairro Rudge Ramos, sua segunda loja na cidade de São Bernardo e sua 42ª unidade em todo o Estado. O novo endereço está sendo responsável pela geração de 400 postos de trabalho diretos e indiretos, já preenchidos. Um dos primeiros setores a responder à retomada do crescimento econômico, o comércio varejista e atacadista foi responsável pela geração de cerca de 1.750 postos de trabalho em São Bernardo desde o início do ano passado. Presente na abertura oficial da nova loja, o prefeito Orlando Morando celebrou os números gerados localmente pelo setor. “Além de abastecer os lares, este é um setor que gera números significativos de empregos. Nesta unidade, são 400 trabalhadores, além do impacto em toda a cadeia. Por parte da Prefeitura, fizemos o que temos feito com todas as empresas que querem se instalar aqui. Demos todo o apoio logístico, e transparência na liberação das licenças e alvará”, destacou o chefe do Executivo. A inauguração também teve presença dos proprietários da rede, Idi e Delcir Sonda, do diretor-executivo da empresa, Roberto Longo, da primeira-dama e deputada estadual eleita, Carla Morando, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami. “Agradeço a Prefeitura por tudo. Precisamos ter facilidade para fazer os investimentos, o que não vínhamos encontrando em outras cidades. Os âmbitos do governo têm que atuar em conjunto para recolocar os 15 milhões de desempregados de volta ao mercado de trabalho”, disse Delcir Sonda. Abençoada pelo padre Flávio José, da Paróquia São João Batista, de São Caetano, a loja com mais de 25 mil itens no mix de produtos, com destaque para o setor de hortifrúti, que traz uma grande variedade de frutas, legumes e verduras, organizados e abastecidos todos os dias da semana. Outro…
Nova balsa garante fim da espera para travessia
Desde o dia 16 de outubro, quando a nova balsa com o dobro da capacidade entrou em operação na Travessia João Basso – pela Represa Billings entre o Riacho Grande e o bairro Tatetos, conhecido como pós-Balsa –, mudou a vida dos cerca de 42 mil moradores dessa região. A nova embarcação zerou a fila de espera durante a semana. A nova plataforma reduziu o tempo de espera aos fins de semana para, no máximo, 30 minutos. Por muitos anos, os moradores chegaram a esperar até 3 horas para fazer a travessia. Com a nova embarcação, o tempo de embarque é de 6 minutos e de travessia de, aproximadamente 4 minutos. Essa eficiência aumentou, pois a nova embarcação transporta até 400 passageiros e 40 veículos de pequeno porte, o dobro da capacidade da plataforma que operou nos últimos anos, que era de 200 passageiros e 18 veículos. O sistema de balsa é gratuito e funciona ininterruptamente ao longo de todos os dias. “Os usuários da balsa sofreram muito com o tempo de espera ao longo dos anos. Muitos foram os prefeitos que administraram a cidade e prometerem uma solução e, por fim, nada fizeram. Assumimos o compromisso de ampliar a capacidade da embarcação na Travessia João Basso assim que me tornei prefeito”, afirmou o prefeito Orlando Morando. O chefe do Executivo lembrou que essa troca só foi possível porque a Prefeitura de São Bernardo, por meio da ETCSBC, fez inúmeras cobranças à EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), responsável pela embarcação e travessia. “Depois de assinar o termo de compromisso, a ETCSBC, liderado pelo presidente Ademir Silvestre, acompanhou de perto todas as etapas. Muitas pessoas não acreditaram que não passava de uma promessa, especialmente após a Emae não cumprir o cronograma. Essa mudança trouxe mais qualidade de vida aos…
São Bernardo ganha primeira pista indoor pública de BMX do Brasil
A Prefeitura de São Bernardo entregou mais um presente à população em comemoração ao seu aniversário (20 de agosto) de 465 anos: o novo Complexo de Formação Esportiva, na Avenida Redenção, 271, no Centro.
São Bernardo aprova Lei para transferir imóveis abandonados para o município
O município de São Bernardo vai dar destino a imóveis particulares que estão abandonados no município e sem pagamentos de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) há cinco anos.
Piscinão do Paço de São Bernardo tem mais uma etapa concluída
Na presença do prefeito Orlando Morando, do vice-prefeito Marcelo Lima, e técnicos da Prefeitura, foi concluída mais uma etapa do túnel, de 950 metros, com um diâmetro de 6,20 metros, que liga o Paço a Alameda Glória e que tem como função principal auxiliar no escoamento da água.
São Bernardo entrega reforma da Ponte Baronesa e autoriza nova Praça-Parque
A Prefeitura de São Bernardo entregou na manhã do dia 31, a obra de reconstrução da Ponte da Baronesa, próxima à Chácara Baronesa, que liga a cidade à Santo André, além da pavimentação da Rua Belarmino Francisco de Vasconcelos, no bairro Baeta Neves.