Jornal da Região
ParkShoppingSãoCaetano antecipa seu Natal com decoração inspirada na Itália
O Natal chegou no ParkShoppingSãoCaetano. O empreendimento irá homenagear os imigrantes italianos, que tiveram uma grande importância no desenvolvimento da cidade de São Caetano do Sul, trazendo a decoração “Natal na Itália”. Além disso, os clientes poderão participar da promoção que sorteará 8 Jeep Compass Sport e vales-compras na Black Friday. Decoração “Natal na Itália”O centro de compras receberá uma decoração natalina que recriará grandes clássicos italianos, como a histórica Fontana di Trevi, monumento localizado em Roma que emociona turistas de todo mundo, onde os visitantes poderão jogar moedas e fazer pedidos. As moedas arrecadas serão doadas para o Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul, a ação social faz parte do projeto “Multiplique o Bem” da Multiplan.As crianças contarão com um espaço reservado para oficinas infantis de culinária e de artesanato alusivas ao tema. A ambientação da praça de eventos também contará com um carrossel de lambretas típicas italianas no estilo vintage, cenário de um empório italiano e piscina de bolinhas para a criançada.No dia 10/11, o ParkShoppingSãoCaetano preparou uma programação especial para receber o personagem mais querido do Natal, o Papai Noel. A partir das 12h, uma animada banda acompanhada de 17 personagens como malabaristas, pernas de pau, renas, bolas natalinas entre outros, estarão no mall convidando a todos para recepcionarem o Bom Velhinho e suas ajudantes. A chegada do Papai Noel está prevista para às 14h. Os pequenos terão até o dia 24 de dezembro para visitar o Papai Noel e poderão colocar suas cartinhas com os pedidos em uma caixa de correio. A decoração, que contará com 15 árvores, 40 guirlandas, 60 flâmulas, 2.500 festões, além de 16 lanternas e aproximadamente 5 mil lâmpadas de LED que ocuparão todo shopping e entorno do empreendimento, foi desenvolvida pela empresa Tríade. Promoção de NatalPara tornar a…
USCS abre suas portas para futuros vestibulandos
Interessados em ingressar no ensino superior podem reservar o dia 20/10, a partir das 11h, para o USCS Day, evento no qual a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) abre suas portas para apresentar seus cursos e infraestrutura, com diversas atividades e serviços para aqueles que buscam escolher sua profissão ou conhecer melhor a área que pretendem seguir. A entrada e as atividades são gratuitas e abertas à comunidade. Interessados já podem realizar sua inscrição em: http://www.uscs.edu.br/hotsite/uscsday. No evento, o público terá a oportunidade de conhecer melhor a Universidade e as características dos mais de 40 cursos de graduação oferecidos, conversando com gestores e professores, participando de palestras, oficinas e outras atividades relacionadas à vida acadêmica e profissões. Além disso, será realizado um Hackaton, maratona na qual grupos competem entre si, buscando encontrar soluções criativas para um desafio específico. O espaço contará ainda com serviços à comunidade, arena geek, festival Cosplay, atividades culturais, oficinas (grafitti, street art, youtuber, maracatu, circo etc), oficinas sobre carreiras e profissões e espaço gourmet (feira gourmet e vegana). No dia, a Plug Rádio USCS, rádio universitária da instituição, realizará a cobertura e transmissão de todo o evento. O USCS Day acontece no Campus Barcelona (Av. Goiás, 3400, Barcelona, SCS), das 11h às 17h. Mais informações e inscrições em www.uscs.edu.br/uscsday. USCS DayQuando: 20 de outubro de 2018, das 11h às 17h.Onde: Campus Barcelona da USCS.Av. Goiás, 3400, B. Barcelona, SCS-SP.Grátis. Aberto à comunidade.
Pró-Memória apresenta exposição virtual celebrando os 65 anos da GCM
Criada pelo governo Anacleto Campanella por meio da lei municipal nº358, de 17 de setembro de 1953, a Guarda Civil Municipal de São Caetano do Sul completa 65 anos de existência.Para celebrar a data, a Fundação Pró-Memória promove exposição virtual (www.fpm.org.br), que traz imagens dos três grupamentos da Divisão Operacional da GCM que também estão celebrando anos de atividade em 2018. A ROTAM (Rondas Táticas com Apoio de Motocicletas) e a ROMU (Rondas Municipais) comemoram 10 anos de existência, e o Canil festeja 15 anos.Em seu início, a GCM foi chamada de Polícia Municipal. Esta nomenclatura durou até a promulgação da Constituição de 1988 quando foi autorizado aos municípios a criação de guardas, passando então a se chamar Guarda Municipal. Seu nome atual data de 29 de abril de 2000, por meio da lei municipal nº 3875. Recentemente a corporação recebeu reforços e novidades. Em agosto, foi inaugurada a nova sede da inspetoria da ROTAM. O novo local fica na Praça São Caetano di Thiene, na Avenida Goiás, 950, no Bairro Santa Paula. Já em setembro, a Prefeitura Municipal de São Caetano renovou a frota com 43 novos veículos.
Colégio Singular realiza simulado na USCS
Com a finalidade de preparar os estudantes para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, o Colégio Singular e o Singular Anglo Vestibulares promoverão no dia 30 de setembro (domingo) às 13 horas, o Simulado Externo, que será aplicado na USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul – Campus Barcelona.As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas gratuitamente por meio do portal www.singular.com.br até o dia 25 de setembro (terça-feira). O simulado é aberto para a comunidade, podendo participar alunos da rede pública e particular da 3ª série do Ensino Médio, de cursos pré-vestibulares e treineiros. No ato da inscrição, os candidatos poderão optar pelo simulado do Enem Compacto ou Medicinas Vunesp.Simultaneamente à realização do exame, a equipe de coordenadores do Singular promoverá uma reunião com os pais dos candidatos, na qual serão abordados diversos assuntos ligados à maratona de vestibulares, datas de inscrição e como cada família pode ajudar os filhos nesse importante momento.
Musical sobre Juscelino Kubitschek chega a São Caetano com ingresso popular
Na próxima sexta-feira (14/09), às 21h, o musical “JK: Um Reencontro com o Brasil” estará em São Caetano do Sul com ingressos a R$ 2 mais 1kg de alimento não perecível. O espetáculo será encenado no Teatro Paulo Machado de Carvalho (Alameda Conde de Porto Alegre, 840, Bairro Santa Maria). Os ingressos estarão disponíveis no local, a partir das 19h.A história do Brasil do século XX é contada por meio da vida do ex-presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961), do nascimento do político a momentos como a construção de Brasília, o plano de retornar ao poder em 1965 e o reflexo de sua trajetória pessoal e profissional nos dias de hoje, propondo reflexões sobre a política nacional atual.AUDIOVISUALCriada e dirigida pela Fundação Brasil Meu Amor, o espetáculo une harmoniosamente o vocal de Glaucia Nasser ao teatro e às artes visuais. Além do vasto repertório musical, um telão ocupando todo o palco acompanha o musical. Enquanto a intérprete canta e narra a história de JK, imagens do Brasil vão sendo reproduzidas contextualizando a narrativa.O musical tem a realização do diretor artístico e técnico Júlio Cesarini e do Maestro Paulinho Dáfilin. Além de Gláucia Nasser, oito músicos de diversas regiões do Brasil participam do espetáculo: Fernando Nunes (baixo), Pedro Cunha (teclados e acordeon), Chrys Galante e Leandrinho Vieira (percussão), Thiago Gomes (bateria), Guiza Ribeiro (guitarra e violões) e Jonas Moncaio (violoncelo).A Fundação Brasil Meu Amor é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivo resgatar a história do Brasil. O evento é de total responsabilidade da produtora.
Fundação Pró-Memória abre inscrições para mostra coletiva de artistas
A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, por meio da Pinacoteca Municipal, está com inscrições abertas para a 6ª Vitrine de Arte – Mostra Coletiva de Artistas de São Caetano do Sul, projeto que tem como objetivo o conhecimento e a divulgação da produção artística local, além de revelar novos talentos e provocar discussões em torno dessa produção.
Pio Mielo quer Delegacia da Mulher 24 horas
O vereador e presidente da Câmara Municipal de São Caetano do Sul, professor Pio Mielo (MDB), solicitou através de indicação, a implantação de uma Delegacia da Mulher 24 horas em São Caetano do Sul.De acordo com dados informados pelo Tribunal de Justiça, o Grande ABC registrou, em 2017, média de um feminicídio a cada cinco dias. Os dados são referentes aos 73 inquéritos instaurados naquele ano. Na comparação com 2016, quando foram abertas 24 investigações, o aumento é de 204%. Em 2018, até junho, já foram registrados 19 casos. Isso sem contar os casos que não foram denunciados.Segundo Pio, São Caetano possui uma população de 53,87% de mulheres, ou seja, existem mais mulheres do que homens. No entanto, não há uma única delegacia especializada no atendimento à mulher. Além disso, as delegacias da mulher existentes, em outras cidades, esbarram em um horário de atendimento reduzido, das 9h às 18h, e no funcionamento apenas em dias úteis. O atendimento é encerrado nos períodos e datas quando há maior incidência de crimes, à noite e aos fins de semana, que é quando a maioria das ocorrências acontece.“O nosso empenho em defesa da mulher em casos de violência doméstica e familiar é constante. Desde 2013, reivindico a implantação de uma unidade da Delegacia da Mulher, em nosso município. E, agora, mais do que nunca, ratifico o meu pedido e que tal equipamento funcione 24 horas, com o intuito de estimular e encorajar aquelas que sofrem com este tipo brutal de violência a denunciarem. Encerro o mês de agosto - mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, com uma série de projetos voltados à proteção e ao apoio à Mulher, que garantem o seu direito e uma vida sem violência”, justificou.
Pio Mielo cria Pacote de Melhorias para alunos, funcionários e professores da USCS
O vereador e presidente da Câmara Municipal de São Caetano do Sul, professor Pio Mielo (MDB), apresentou um pacote de ações e medidas que visam melhorar a qualidade de vida, bem-estar e segurança dos alunos, professores e funcionários da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS, assim como dos moradores da região, nas mais diversas áreas: Segurança Pública, Iluminação Pública, Transporte Público Urbano, Revitalização Urbana e Recapeamento Asfáltico.Entre as indicações e requerimentos solicitados para o Campus Conceição, Campus Barcelona e Campus Centro estão: rondas intensivas e ostensivas da Guarda Civil Municipal (GCM) e Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (BPM-M); substituição das atuais lâmpadas pela iluminação com LED; alteração do itinerário do transporte público urbano, aproximando a parada de ônibus da Universidade; revitalização e recapeamento asfáltico das vias que compreendem a Rua Conceição, a Avenida Goiás e a Rua Santo Antônio.Segundo Pio Mielo, a USCS chega aos 50 anos fortalecida, como uma referência na região e crescendo de forma responsável. Os desafios, no entanto, seguem presentes. “Garantir qualidade de vida, bem-estar e segurança aos alunos, professores e funcionários da Universidade e ao mesmo tempo aos moradores da região definem o ambiente educativo, de forma a contemplar todos os aspectos necessários a boa formação de seus alunos. Um local seguro, iluminado, revitalizado e de fácil acesso é estimulante e encorajador para os estudantes quanto à vivência acadêmica”, explicou.
Festa ocorrerá em todos os fins de semana de agosto
Um dos maiores eventos gastronômicos e culturais do Grande ABC, a 26ª Festa Italiana de São Caetano do Sul começa no próximo fim de semana (04 e 05 de agosto). Serão diversas opções de pratos quentes, saladas, caldos, porções, salgados, doces e bebidas, em barracas de entidades assistenciais da cidade, cada uma delas representando uma região da Itália.A 26ª Festa Italiana será realizada na Praça Comendador Ermelino Matarazzo, no Bairro Fundação, e acontece nos dia 04, 05, 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de agosto. Aos sábados, o horário de funcionamento será das 18h às 23h. Aos domingos, das 18h às 22h. Gratuitas, as entradas serão acessadas pelas ruas Mariano Pamplona e 28 de julho.Parte integrante do Calendário de Festejos pelos 141 anos de São Caetano, a comemoração remete à chegada das primeiras famílias italianas ao Núcleo Colonial, em 28 de julho de 1877, data da fundação do município.