Jornal da Região
Programa Leite é Vida pode beneficiar até três mil famílias de São Caetano
A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou, dia 13, a abertura do processo licitatório, em modalidade Pregão Presencial, que visa a contratação de empresa para fornecimento de leite em pó para os beneficiários do Programa Leite é Vida, gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social (Seais).Segundo o prefeito José Auricchio Júnior, a estimativa é contemplar cerca de 3 mil famílias com dois quilos de leite em pó por mês. “Trata-se de um alimento básico e fundamental para a vida de todos”, avaliou. “Encaramos esse projeto como um investimento na saúde da população em situação vulnerável. Esperamos que em até 30 dias os trâmites estejam encerrados para que as famílias possam suplementar a carência alimentar o quanto antes”, concluiu.“Leite é Vida é um programa de vanguarda, criado em 2009, que está reformatado e fará a diferença na vida de crianças, idosos e pessoas com doenças graves”, resumiu o secretário da Seais, Daniel Córdoba.O PROGRAMA - O programa Leite é Vida tem como objetivo assegurar alimentação básica adequada nas fases mais necessitadas da vida, como infância e terceira idade. Para receber o benefício, será preciso preencher critérios como ser residente no município há três anos, no mínimo; ter renda per capita de, no máximo, um salário mínimo vigente; e ter cadastro ativo na Seais.Poderão requerer os responsáveis por crianças a partir de 7 até 11 anos e 11 meses, desde que não possuam irmãos em idade de participação já beneficiados pelo programa; idosos com mais de 65 anos, que possuam alguma doença grave que necessite da complementação nutricional por meio do leite; pessoas com doenças autoimunes e/ou hepatites virais, doenças degenerativas ou câncer. PROFAMÍLIA - Lançado oficialmente em 2009, o Leite é Vida integrava o Programa Profamília, porém teve o fornecimento interrompido em 2013. Foi retomado com outra configuração…
Pró-Memória celebra famílias em exposição virtual
Em comemoração ao Dia Nacional da Família, comemorado em 8 de dezembro, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul apresenta a exposição virtual Retratos de Família. A data foi instituída em 1963 pelo decreto federal nº 52.748 e foi escolhida por coincidir com o Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Antigamente este dia era considerado um feriado religioso. Disponível no site: www.fpm.org.br, a mostra reúne flagrantes de famílias da cidade do início do século 20 até a década de 1960. As imagens nos mostram como a estrutura familiar mudou no decorrer dos anos. Atualmente existem vários tipos de família, de pai e mãe, duas mães, dois pais, pais ou mães solteiros, de tios e de avós. Não são laços de sangue que determinam se o indivíduo pertence a uma família, mas os laços de amor.
Colégio Universitário USCS tem inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Colégio Universitário USCS. As inscrições vão até 7/12/18 e podem ser realizadas gratuitamente pelo site www.uscs.edu.br. A prova ocorre dia 11/12 (18h às 21h), com resultados divulgados a partir do dia 13/12 (1ª chamada), seguidas do período de matrículas, e previsão de início das aulas em 4 de fevereiro de 2019, no período matutino (7h às 12h20). O curso é anual. Para o primeiro processo seletivo, o Colégio Universitário USCS tem previsão de receber 600 estudantes de 1º ano. Do total de vagas, 280 serão oferecidas pela Prefeitura de São Caetano do Sul (ensino gratuito durante todo o curso), para moradores do município (4 anos ou mais) que tenham realizado pelo menos o 8º e 9º ano na rede pública, mediante aprovação no processo seletivo. Já aqueles que residam no município há 4 anos ou mais, porém tenham realizado o 8º e/ou 9º ano em instituição privada, terão direito ao desconto de 25% na mensalidade, sendo, então, o valor para pagamento de R$ 487,50/mês. Estudantes que residam em outras cidades, ou em São Caetano há menos de 4 anos, pagam valor normal de R$ 650,00. O Reitor da Universidade, prof. Marcos Sidnei Bassi, explica que o Colégio Universitário USCS contará com diferenciais, principalmente em sua infraestrutura: “Todos os laboratórios de saúde, o que a USCS usa no curso de medicina, de farmácia, fisioterapia, por exemplo, assim como os de comunicação e informática, a gente poderá usar para o desenvolvimento do Colégio”. Bassi cita, ainda, o início de novas turmas de cursos técnicos para o futuro: “Pretendemos abrir alguns cursos técnicos, inicialmente na área de odontologia. A ideia é que, nas áreas que nós temos cursos de graduação, tenhamos também os cursos técnicos”. O curso será oferecido no Campus Conceição (Rua Conceição,…
ParkShoppingSãoCaetano antecipa seu Natal com decoração inspirada na Itália
O Natal chegou no ParkShoppingSãoCaetano. O empreendimento irá homenagear os imigrantes italianos, que tiveram uma grande importância no desenvolvimento da cidade de São Caetano do Sul, trazendo a decoração “Natal na Itália”. Além disso, os clientes poderão participar da promoção que sorteará 8 Jeep Compass Sport e vales-compras na Black Friday. Decoração “Natal na Itália”O centro de compras receberá uma decoração natalina que recriará grandes clássicos italianos, como a histórica Fontana di Trevi, monumento localizado em Roma que emociona turistas de todo mundo, onde os visitantes poderão jogar moedas e fazer pedidos. As moedas arrecadas serão doadas para o Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul, a ação social faz parte do projeto “Multiplique o Bem” da Multiplan.As crianças contarão com um espaço reservado para oficinas infantis de culinária e de artesanato alusivas ao tema. A ambientação da praça de eventos também contará com um carrossel de lambretas típicas italianas no estilo vintage, cenário de um empório italiano e piscina de bolinhas para a criançada.No dia 10/11, o ParkShoppingSãoCaetano preparou uma programação especial para receber o personagem mais querido do Natal, o Papai Noel. A partir das 12h, uma animada banda acompanhada de 17 personagens como malabaristas, pernas de pau, renas, bolas natalinas entre outros, estarão no mall convidando a todos para recepcionarem o Bom Velhinho e suas ajudantes. A chegada do Papai Noel está prevista para às 14h. Os pequenos terão até o dia 24 de dezembro para visitar o Papai Noel e poderão colocar suas cartinhas com os pedidos em uma caixa de correio. A decoração, que contará com 15 árvores, 40 guirlandas, 60 flâmulas, 2.500 festões, além de 16 lanternas e aproximadamente 5 mil lâmpadas de LED que ocuparão todo shopping e entorno do empreendimento, foi desenvolvida pela empresa Tríade. Promoção de NatalPara tornar a…
USCS abre suas portas para futuros vestibulandos
Interessados em ingressar no ensino superior podem reservar o dia 20/10, a partir das 11h, para o USCS Day, evento no qual a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) abre suas portas para apresentar seus cursos e infraestrutura, com diversas atividades e serviços para aqueles que buscam escolher sua profissão ou conhecer melhor a área que pretendem seguir. A entrada e as atividades são gratuitas e abertas à comunidade. Interessados já podem realizar sua inscrição em: http://www.uscs.edu.br/hotsite/uscsday. No evento, o público terá a oportunidade de conhecer melhor a Universidade e as características dos mais de 40 cursos de graduação oferecidos, conversando com gestores e professores, participando de palestras, oficinas e outras atividades relacionadas à vida acadêmica e profissões. Além disso, será realizado um Hackaton, maratona na qual grupos competem entre si, buscando encontrar soluções criativas para um desafio específico. O espaço contará ainda com serviços à comunidade, arena geek, festival Cosplay, atividades culturais, oficinas (grafitti, street art, youtuber, maracatu, circo etc), oficinas sobre carreiras e profissões e espaço gourmet (feira gourmet e vegana). No dia, a Plug Rádio USCS, rádio universitária da instituição, realizará a cobertura e transmissão de todo o evento. O USCS Day acontece no Campus Barcelona (Av. Goiás, 3400, Barcelona, SCS), das 11h às 17h. Mais informações e inscrições em www.uscs.edu.br/uscsday. USCS DayQuando: 20 de outubro de 2018, das 11h às 17h.Onde: Campus Barcelona da USCS.Av. Goiás, 3400, B. Barcelona, SCS-SP.Grátis. Aberto à comunidade.
Pró-Memória apresenta exposição virtual celebrando os 65 anos da GCM
Criada pelo governo Anacleto Campanella por meio da lei municipal nº358, de 17 de setembro de 1953, a Guarda Civil Municipal de São Caetano do Sul completa 65 anos de existência.Para celebrar a data, a Fundação Pró-Memória promove exposição virtual (www.fpm.org.br), que traz imagens dos três grupamentos da Divisão Operacional da GCM que também estão celebrando anos de atividade em 2018. A ROTAM (Rondas Táticas com Apoio de Motocicletas) e a ROMU (Rondas Municipais) comemoram 10 anos de existência, e o Canil festeja 15 anos.Em seu início, a GCM foi chamada de Polícia Municipal. Esta nomenclatura durou até a promulgação da Constituição de 1988 quando foi autorizado aos municípios a criação de guardas, passando então a se chamar Guarda Municipal. Seu nome atual data de 29 de abril de 2000, por meio da lei municipal nº 3875. Recentemente a corporação recebeu reforços e novidades. Em agosto, foi inaugurada a nova sede da inspetoria da ROTAM. O novo local fica na Praça São Caetano di Thiene, na Avenida Goiás, 950, no Bairro Santa Paula. Já em setembro, a Prefeitura Municipal de São Caetano renovou a frota com 43 novos veículos.
Colégio Singular realiza simulado na USCS
Com a finalidade de preparar os estudantes para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, o Colégio Singular e o Singular Anglo Vestibulares promoverão no dia 30 de setembro (domingo) às 13 horas, o Simulado Externo, que será aplicado na USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul – Campus Barcelona.As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas gratuitamente por meio do portal www.singular.com.br até o dia 25 de setembro (terça-feira). O simulado é aberto para a comunidade, podendo participar alunos da rede pública e particular da 3ª série do Ensino Médio, de cursos pré-vestibulares e treineiros. No ato da inscrição, os candidatos poderão optar pelo simulado do Enem Compacto ou Medicinas Vunesp.Simultaneamente à realização do exame, a equipe de coordenadores do Singular promoverá uma reunião com os pais dos candidatos, na qual serão abordados diversos assuntos ligados à maratona de vestibulares, datas de inscrição e como cada família pode ajudar os filhos nesse importante momento.
Musical sobre Juscelino Kubitschek chega a São Caetano com ingresso popular
Na próxima sexta-feira (14/09), às 21h, o musical “JK: Um Reencontro com o Brasil” estará em São Caetano do Sul com ingressos a R$ 2 mais 1kg de alimento não perecível. O espetáculo será encenado no Teatro Paulo Machado de Carvalho (Alameda Conde de Porto Alegre, 840, Bairro Santa Maria). Os ingressos estarão disponíveis no local, a partir das 19h.A história do Brasil do século XX é contada por meio da vida do ex-presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961), do nascimento do político a momentos como a construção de Brasília, o plano de retornar ao poder em 1965 e o reflexo de sua trajetória pessoal e profissional nos dias de hoje, propondo reflexões sobre a política nacional atual.AUDIOVISUALCriada e dirigida pela Fundação Brasil Meu Amor, o espetáculo une harmoniosamente o vocal de Glaucia Nasser ao teatro e às artes visuais. Além do vasto repertório musical, um telão ocupando todo o palco acompanha o musical. Enquanto a intérprete canta e narra a história de JK, imagens do Brasil vão sendo reproduzidas contextualizando a narrativa.O musical tem a realização do diretor artístico e técnico Júlio Cesarini e do Maestro Paulinho Dáfilin. Além de Gláucia Nasser, oito músicos de diversas regiões do Brasil participam do espetáculo: Fernando Nunes (baixo), Pedro Cunha (teclados e acordeon), Chrys Galante e Leandrinho Vieira (percussão), Thiago Gomes (bateria), Guiza Ribeiro (guitarra e violões) e Jonas Moncaio (violoncelo).A Fundação Brasil Meu Amor é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivo resgatar a história do Brasil. O evento é de total responsabilidade da produtora.
Fundação Pró-Memória abre inscrições para mostra coletiva de artistas
A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, por meio da Pinacoteca Municipal, está com inscrições abertas para a 6ª Vitrine de Arte – Mostra Coletiva de Artistas de São Caetano do Sul, projeto que tem como objetivo o conhecimento e a divulgação da produção artística local, além de revelar novos talentos e provocar discussões em torno dessa produção.