São Bernardo inaugura o primeiro Ecoponto do pós-balsa, o 16º da cidade

Junho 21, 2026
São Bernardo inaugura o primeiro Ecoponto do pós-balsa, o 16º da cidade

Galeria de Imagens

Equipamento, localizado no bairro Santa Cruz, integra ações da Prefeitura para reduzir o descarte irregular de resíduos e ampliar o índice de reciclagem de materiais no município


A Prefeitura de São Bernardo deu na manhã deste domingo (21/6) mais um importante passo para levar melhor qualidade de vida à população do pós-balsa, ao entregar o primeiro ecoponto da região, localizado no bairro Santa Cruz, no Riacho Grande. A instalação do equipamento, o 16º do município, faz parte das ações que o governo do prefeito Marcelo Lima tem implementado para reduzir o descarte irregular de resíduos, principalmente em uma região de proteção aos mananciais e ambiental, em área da Mata Atlântica. 

Além disso, o descarte correto permite ampliar o volume de material destinado às duas cooperativas de reciclagem de São Bernardo, que fazem a triagem de tudo que recebem, e o que pode ser reaproveitado é negociado com empresas para produção de novos produtos, gerando emprego e renda para os cooperados. 

O ecoponto do Santa Cruz foi entregue pelo prefeito Marcelo Lima em evento que contou com a participação de secretários municipais, vereadores, funcionários da SBS, empresa responsável pelo serviço de coleta na cidade, e moradores locais. O chefe do Executivo aproveitou o encontro para falar do trabalho e do olhar que a administração tem dedicado à região do pós-balsa, principalmente por ter o entendimento de que a população local tem o mesmo direito de todos os moradores de São Bernardo. 

PARTICIPAÇÃO POPULAR - “Essa obra foi feita para que a gente possa cuidar e zelar pela nossa região do pós-balsa, o que significa também a valorização do lugar onde se vive. E esse é mais um serviço gratuito que vem para cá e deve ser aproveitado, para que a região de vocês, que é muito bonita, fique cada vez melhor”, afirmou. O prefeito ressaltou a importância das pessoas destinarem corretamente os resíduos. “Ajudem a gente a divulgar que o pós-balsa agora tem um ecoponto, onde as pessoas podem entregar móveis usados, entulho e vidro, entre outros materiais. E não para por aqui, porque em breve vamos iniciar as obras do Pronto Atendimento 24 horas e a revitalização do campo, que terá grama sintética e iluminação de LED”, disse o prefeito.

Coordenadora da área de Educação Ambiental e de Comunicação e Marketing da SBC, Mirian Patrício explicou que uma equipe tem realizado trabalho porta a porta no bairro Santo Cruz, explicando aos moradores sobre a importância do descarte correto de materiais inservíveis e lixo. A partir desta segunda-feira (22/6) o ‘time’ voltará às ruas para reforçar as orientações, agora levando a informação de que o ecoponto da região já entrou em operação, com horário de funcionamento das 8h às 16h, de segunda-feira a sábado. 

“O pessoal tem gostado bastante porque é algo novo, a iniciativa da Prefeitura de colocar o ecoponto no bairro, e é mais uma ação que está ajudando a valorizar bastante aqui o pós-balsa”, afirmou. “Os moradores nos recebem muito bem. A equipe toda tem um treinamento para mexer com sentimentos, emoções, que é uma forma gostosa de poder se comunicar com as pessoas, mostrar a importância desse trabalho. E através dessa conscientização, nós falamos sobre a importância do local ser sustentável, de as pessoas se preocuparem mais com o meio ambiente, ainda mais aqui na região da Represa Billings”, pontuou Miriam.

Nascido no bairro Paulicéia, onde morou até se mudar para o pós-balsa, há cerca de 20 anos, Flávio Henrique foi convidado para falar em nome dos moradores sobre a instalação do Ecoponto, mas aproveitou para lembrar de outras melhorias que a Prefeitura tem realizado naquela região. “Só temos de agradecer ao prefeito Marcelo Lima pelo trabalho que está realizando. Desde que cheguei aqui, pouca coisa foi feita, ruas de terra, não tinha nada. Mas com o Marcelo a coisa é diferente. Ele veio e anunciou que ia pavimentar ruas e o trabalho começou. Disse que a gente ia ter iluminação onde nunca teve, e agora já está vindo. Ele não ficou só no discurso como outros.” 

Maior e mais moderno ecoponto entre os 16 já implantados pelo município, o equipamento dispõe de caixa compactadora de 20 metros cúbicos, duas compactadoras de resíduos, três caixas de recolha (entulho) de 5 metros quadrados, duas caixas de recolha de madeira/diversos de 26 metros cúbicos e três contêineres de 360 litros para material reciclado. Além disso, tem acessibilidade e conta com espaço que pode ser usado como refeitório pelos funcionários que atuam no equipamento ou aqueles que realizam trabalhos no bairro. 

OUTRAS MELHORIAS - O novo equipamento fica ao lado da EMEB José Ibiapino Franklin, unidade que passa por ampla revitalização como parte do programa ‘Viva Escola’. O programa, lançado no início deste ano pelo prefeito Marcelo Lima, tem objetivo de promover melhorias em todas as unidades da rede municipal. 

Vale lembrar que a gestão tem dado atenção a demandas de décadas da população, sobretudo relacionadas à infraestrutura, e recentemente iniciou serviços de pavimentação em 27 vias que durante anos marcaram a vida dos moradores com poeira, lama e abandono. A iniciativa é realizada por meio do Programa Minha Rua Nova, que já asfaltou, desde 2025, 600 vias em São Bernardo e vai beneficiar os bairros Santa Cruz, Taquacetuba e Tatetos. Além disso, a Prefeitura também colocou em prática projetos de iluminação pública e de regularização fundiária.

SOBRE O ECOPONTO

O que pode ser descartado nos ecopontos?
* Papel
* Vidro
* Plástico
* Metal
* Objetos volumosos (móveis e utensílios domésticos)
* Resíduos de construção civil (limitado a 1m³ ou 10 sacos de 100 litros por obra)

Não são aceitos:
*Pneus
*Pallets
*Podas de árvores
*Produtos químicos
*Eletrônicos
* Resíduos orgânicos
* Lâmpadas

Relação de Ecopontos de São Bernardo
Areião — Rua do Cruzeiro, s/nº
Bairro dos Casa — Av. Capitão Casa, 687
Batistini — Rua das Flores, 950
Centro — Rua Djalma Dutra, 323
DER — Rua Ernesto Bezerra, 60
Divinéia — Rua Mathilde Ferrari Marçon, altura do nº 30
Jardim Regina — Rua João de Barro, altura do nº 207
Montanhão — Estrada do Montanhão, 152
Parque dos Pássaros — Rua dos Tangarás, 867
Parque São Bernardo — Rua Almeida Leme, s/nº
Riacho Grande — Rua Marcílio Conrado, 600
Rudge Ramos — Rua Guilherme de Almeida, 86
Taboão — Rua Pedro Ivo, 110
Três Marias — Estrada Eiji Kikuti, 1.892
Jardim Campestre — Rua Ministro Otavio Mangabeira (ao lado da Praça Frei Damião)
Santa Cruz -- Estrada do Rio Acima, na altura do n° 12.965

Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 8h às 16h

Compartilhe:
Copyright © 2026 Jornal da Região.Todos os direitos reservados.