Vereador é autor de lei que delimita em até 30 minutos tempo de espera em pontos presenciais da Companhia e garante direitos dos clientes na cidade
Uma das principais bandeiras do vereador de São Bernardo Julinho Fuzari (Republicanos), a proteção dos direitos dos moradores em relação aos serviços prestados pela Sabesp ganhou novo reforço. A Companhia anunciou a ampliação de sua rede de atendimento presencial com a inauguração de nova unidade no Poupatempo da cidade, situado na Rua Nicolau Filizola, 100, Centro. O parlamentar é autor de Lei Municipal (nº 7.592/2026), sancionada pelo prefeito Marcelo Lima, que fixa em até 30 minutos o tempo máximo de espera dos clientes em postos de São Bernardo.
A legislação foi criada para atender demandas apresentadas por moradores que enfrentavam, até o início deste ano, longas filas de espera para conseguir orientações ou a resolução de problemas com a Companhia na unidade situada no Rudge Ramos (Rua Paulo Di Favari). “É um absurdo imaginar que uma pessoa precise aguardar por horas para ter seus direitos assegurados. O que acontecia aqui era um verdadeiro desrespeito à população. Pelo diálogo, estamos acompanhando as necessidades dos moradores. Pela fiscalização e pela atuação parlamentar, estamos criando mecanismos de proteção aos consumidores na nossa cidade e garantindo agilidade aos serviços prestados”, destacou Julinho Fuzari.
A legislação municipal estabelece que a Sabesp deverá dispor de pessoal suficiente para garantir o atendimento dentro do limite máximo de espera, com especial atenção aos dias e horários de maior movimento. Em caso de descumprimento das determinações, a Companhia poderá receber advertência formal. Multa no valor equivalente a 15 salários mínimos poderá ser aplicada em caso de reincidência após aplicação da advertência. Caso haja nova reincidência, poderá ser aplicada multa equivalente a 30 salários mínimos. Se após a constatação da segunda reincidência a situação não for normalizada, o ponto de atendimento poderá ter o alvará de funcionamento suspenso.
ELIMINADOR DE AR - Diante de problemas enfrentados por moradores de São Bernardo em relação a serviços prestados pela Sabesp, o vereador Julinho Fuzari intensificou atuação para a garantia dos direitos dos consumidores. Entre as iniciativas, também apoiadas pela gestão do prefeito Marcelo Lima, está a criação de lei municipal (nº 7.502/2025) que dispõe sobre a instalação de equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água.
